logotipo                                              
Skip Navigation Links



Paguina em constroção

 

Casa Madalena de Canossa - Instituição Filhas da Caridade Canossianas, é, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, registada no Centro Regional de Segurança Social no Livro - das Fundações de Solidariedade Social sob o N.º --/--.

Casa Madalena de Canossa iniciou a sua actividade a 22 de Setembro de 1978, por iniciativa da congregação das Filhas da Caridade Canossianas Missionárias, num acordo entre a Santa Sé e o Estado Português e do preceituado artigo 454 do código Administrativo. Em Queluz de Baixo, iria assim dedicar-se “à educação de crianças de ambos os sexos segundo os princípios da moral cristã e cooperar com as famílias na educação dos seus filhos e para uma estabilidade da educação global.” (Estatutos da Casa Nossa Senhora de Fátima, capítulo I extracto do artigo 1º e 2º), abrangendo duas valências: Educação pré-escolar e Actividades dos Tempos Livres (A.T.L.).

A Instituição das Filhas da Caridade Canossianas, onde está inserida a Casa Nossa Senhora de Fátima, foi fundada em Portugal, em 16 de Fevereiro de 1957, mas a casa mãe foi fundada em Itália, mais propriamente em Verona, pela Marquesa Madalena de Canossa, em 17 de Maio de 1808. Esta menina de coração tão puro, aprendeu com o divino crucificado, a reduzir-se a nada e a imolar-se numa constante e total doação àquele a quem o supremo Juíz dos vivos e dos mortos chamava “seus filhos mais pequenos”, e foi a 2 de Outubro de 1988, que Madalena de Canossa foi canonizada, e hoje é Santa Madalena.

Esta instituição espalhada por todo o mundo tem o intuito de proteger e ajudar as crianças pobres de ambos os sexos, na idade pré-escolar, escolar proporcionando-lhes uma educação moral, religiosa, familiar e social, ajuda e apoia também os pobres, doentes e todos os desfavorecidos.

Em Portugal existem três Instituições, uma no Porto, uma em Setúbal e outra em Lisboa, mais propriamente em Queluz de Baixo, num local central, bem localizado, quer em relação ao estabelecimento de ensino oficial, a que se propõe dar apoio, quer em relação aos percursos da família entre casa e emprego.

A origem inspiradora da educação nas Instituições IPSS Canossianas é Jesus Cristo – modelo revelador do Amor sem limites para com os valores Humanitários, que mesmo à custa de muito sofrimento teve sempre em conta cada ser Humano nas suas necessidades mais prementes. A estrutura de actuação é a de uma comunidade educativa, expressão de educação católica da Igreja ao serviço da sociedade, ajudada pela Comissão de Pais, amigos da Instituição.